Rinoplastia

Um dos procedimentos mais comuns em cirurgia da face, a rinoplastia é procurada por homens e mulheres por causa de insatisfações estéticas com o nariz, para correção de anomalias de crescimento, de desvio do septo, de problemas respiratórios, além de distorções causadas por traumatismo.

Apesar de ser uma cirurgia considerada de baixo risco, a cirurgia de nariz é uma das mais complexas, pois além de necessitar de muito conhecimento das funcionalidades do órgão, o cirurgião precisa possuir talento nato, senso estético apurado e equilíbrio.
A manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Esteticamente, o cirurgião deve analisar as medidas do nariz em relação às proporções faciais do paciente, visando produzir um nariz “individualizado”, que combine naturalmente com a face e a etnia do paciente”, destaca.

O período de recuperação da rinoplastia pode variar de indivíduo para indivíduo, muitas vezes deixa ligeiras contusões ao redor dos olhos e inchaço no rosto. No entanto, estes sinais se apagam dentro de 2-3 semanas da cirurgia.

Muitas vezes, um curativo pode ser necessário para manter o nariz no lugar. Durante este período, é aconselhado de evitar treinos árduos ou quaisquer atividades que têm o potencial de danificar o nariz.

Pode levar vários meses até 1 ano para que os resultados reais da rinoplastia se tornem evidentes.

estiramiento-frente-cejas

Como é feita a cirurgia


A rinoplastia normalmente leva de uma hora a duas horas, embora procedimentos mais complicados possam tomar um tempo mais longo. Durante a cirurgia a pele do nariz é separada da estrutura de osso e cartilagem, que é então esculpida na forma desejada.

Quando a cirurgia está completa, uma tala é aplicada para ajudar o nariz a manter sua nova forma.

Discutir as possibilidades


É importante que o paciente não tenha receio em falar sobre a forma que ele imagina que o novo nariz deva ter, pois é função do médico discutir as possibilidades e fazer com que as expectativas do paciente se adaptem à realidade.

“Este é o primeiro passo para o sucesso desta cirurgia. Afinal, as estruturas dos ossos nasais, a cartilagem, a forma do rosto, a espessura da pele, idade e expectativas podem influenciar no planejamento da operação”.

Recomendações pós-operatórias


  • Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
  • Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
  • Obedecer à prescrição médica (receita).
  • Voltar ao consultório no dia e hora indicados.
  • Não se preocupar com as narinas obstruídas. Aguardar a retirada dos tampões.
  • Evitar sol de praia ou clube no período de 30 a 45 dias. Pode haver pequena exposição ocasional ao sol a partir do 3º dia.
  • Não usar óculos até que seja autorizado(a).
  • Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases, pois o nariz estará inchado.
  • Se for espirrar ou tossir, faça-o de boca aberta.
  • Durante o período em que estiver com o splint, o nariz poderá ficar obstruído, dificultando a respiração, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.
  • Passar manteiga de cacau ou vaselina líquida nos lábios, para que não fiquem ressecados.
   
Translate »