Reconstruções Maxilofaciais

São cirurgias com a finalidade de reconstrução de defeitos dos ossos faciais, criados pelas reabsorções ósseas após extrações dentárias, em cirurgias oncológicas ou como sequelas de traumatismos bucofaciais. Existe hoje uma variedade de materiais e técnicas que podem ser usados para reconstrução desses ossos, devendo-se levar em conta o tipo de deformidade, local a ser reconstruído e idade do paciente.

Veja algumas imagens

Placas de reconstrução


Nos casos de perdas de segmentos ósseos podemos lançar mão do uso de próteses fabricadas em titânio, isoladas ou associadas a enxertos para reconstrução e manutenção do contorno do arco mandibular. Esse tipo de reconstrução é usado nos casos pós-ressecção de tumores maxilofaciais e traumatismos com perda de substâncias.

Veja algumas imagens

Prototipagem


Prototipagem é o termo utilizado para designar a reprodução exata, neste caso, da região anatômica Craniofacial a ser reconstruída. Trata-se de uma técnica de planejamento onde toda a cirurgia é simulada em modelos gerados pelos exames do próprio paciente. Desta forma, é possível remodelar áreas defeituosas, remover tumores e reconstruir com placas moldadas antes mesmo da cirurgia.
Este tipo de abordagem traz mais segurança à equipe que irá realizar o ato de reconstrução, pois os defeitos são vistos e reconstruídos antes mesmo de se incisar o paciente. Isso reflete em menor tempo de cirurgia e internação, além de facilitar a recuperação pós-operatória. Como é realizada a prototipagem:

1) O paciente terá que ser submetido a uma tomografia computadorizada da região a ser estudada

2) Essas imagens serão enviadas ao laboratório, onde há uma máquina que reproduz com riqueza de detalhes todo o defeito a ser operado ou reconstruído.

3) Após recebermos a prototipagem, inciamos o processo de cirurgia laboratorial com o material de fixação esquelética.

4) Uma vez realizado o trabalho de laboratório, toda a peça utilizada na simulação é esterilizada e levada à mesa de cirurgia para que seja transferida ao paciente.

Veja algumas imagens

Translate »