Dores de Cabeça e ATM

Dores de cabeça crônicas, dores em volta dos olhos, nos ouvidos, no pescoço e maxilares, sensação de estalos e zumbido nos ouvidos, além de limitações da abertura bucal e mastigação, podem estar entre os principais sintomas de problemas das articulações.

A articulação do maxilar inferior com o crânio, a chamada articulação têmporomandibular (ATM), é alvo de algumas afecções que, na maioria dos casos, levam o paciente portador à peregrinação a consultórios médicos e odontológicos em busca de um diagnóstico da dor crânio-cervical e seu tratamento.

Podemos dividir as desordens da ATM em degenerativas (atrites) e funcionais, sendo a disfunção crâniomandibular a mais comum delas. Dores de cabeça crônicas , dores em volta dos olhos, nos ouvidos, no pescoço e maxilares, sensação de estalos e zumbidos nos ouvidos, além de limitação na abertura bucal e mastigação, podem estar entre os principais sintomas das articulações. As causas da disfunção são diversas. Entre elas, podemos destacar os problemas da oclusão dentária, os microtraumatismos crônicos, o bruxismo noturno, as deformidades do esqueleto maxilofacial, além do estresse psicológico, mais comum nas disfunções extra-articulares,  como as miosites.

O tratamento é multidisciplinar e varia de acordo com a causa, podendo ser indicado desde o uso de medicações antiinflamatórias e miorrelaxantes, aparologia dentária ortodôntica, placas relaxantes, e, até, a cirurgia para correção da posição dos maxilares ou na articulação propriamente dita. O importante é que sejam incluídos no diagnóstico diferencial da dor crâniocervical os problemas da articulação têmporomandibular.

Translate »