Cicatrizes

As cicatrizes são resultados de procedimentos cirúrgicos, seqüela de traumas, entre outros. Podem ser de bom aspecto estético ou então se enquadrar no rol das cicatrizes inestéticas. Entre elas, temos a hipertrófica, a alargada, a deprimida, o quelóide, as bridas e sinéquias ou uma associação destas.

O resultado de uma cicatriz leva em consideração diversos aspectos. O local acometido, seu comprimento, o tempo de existência, exposição solar, se houve sutura com pontos cirúrgicos ou cicatrização por segunda intenção, a força de tração no local, se houve perda de pele e anexos, infecção local, tipo de fios e pontos utilizados, destreza do médico, sem falar na própria cicatrização do paciente, que lhe é particular. Notem que há uma variável de fatores, uns com maior peso de importância do que os outros, que levam a uma resultante final.

O cirurgião plástico estará apto a analisar o tipo de cicatriz e o seu melhor tratamento, já que há uma diversidade de técnicas cirúrgicas possíveis a serem empregadas.

Translate »